Primeiramente vamos ao significado de “early adopter”, de forma bem direta e sem frescura é aquela pessoa ou empresa que adota novas tecnologias muito cedo, no lançamento de um produto ou serviço, algumas vezes até antes do previso. Ficou claro? Vamos ver algumas dicas de como conquistar essas pessoas, principalmente se a oferta tem potencial esse público servirá para alavancar seus resultados, de forma positiva, claro.

É cada vez mais difícil conseguir atrair usuários/consumidores para o seu produto. Disputá-los em meio a essa gama de redes sociais disponíveis e o mundo dos aplicativos disponíves na app store da apple e do android é um desafio enorme. Uma segunda etapa desse grande desafio é torná-lo viral, fazer com que grandes portais divulguem espontaneamente, blogs que aprovem e recomendem, ou ainda, comunidades criadas apenas para falar disso, seria ótimo.

Melhor do que isso, para o empresário, consolidar a marca e efetuar vendas é resultado de um esforço conjunto muito maior e que todos necessitam para manter seu negócio. Aí vai algumas dicas:

  • Comece pequeno e exclusivo. De nada adiantar lançar algo uma baita campanha publicitária com mídia em massa se você não tem condições de suprir a necessidade do público que logo irá comentar a respeito, gerando buzz negativo para a marca.
  • Produza conteúdo e integração social entre o seu público, não exagere na auto-propaganda. Certamente irá perder futuros clientes que você nem tem conhecimento, pois eles poderiam procurar sua marca, mas a antipatia criada em torno dela por você já os afastou.
  • Ofereça algo útil, não precisa ser necessariamente um brinde, pode ser a própria ferramenta, um serviço que remeta ao seu produto. Um dentista pode falar como cuidar da saúde bucal sem necessariamente cobrar pela consulta.
  • O perfil de pessoas influenciadoras conta muito na parte divulgação, o aval de alguns deles conta muito nos dias de hoje. Na verdade é um depoimento repaginado, não com a assinatura da marca no final do VT, mas espontâneo de quem tem credibilidade, se o produto for bom e o serviço funcionar com certeza ganhará pontos com o consumidor.
  • Contrate profissionais de áreas específicas. Um publicitário fará o produto ser conhecido. Quem trabalha com mídias sociais ajudará na viralização e provocará engajamento do consumidor. Há quem trabalha com a logística do produto e quem sabe realizar o pós-venda de acordo com o perfil do consumidor. Reconheça-os.

Para conquistar novos consumidores é preciso muito mais que executar algumas dicas que já deram certo em outros casos, precisa arriscar, seguir receitar de produtos que já passearam pelas estratégias certas não é vergonha, mas provoque a criatividade, personalize seu produto, contratar profissionais que conhecem sua área, seja na comunicação, decoração, vendas, logística e relações públicas. Mãos-a-obra.

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