James Mollison lançou um livro fotos de uma pergunta que algumas pessoas conscientes já tenham feitas a si.  Nada muito complicado de imaginar, mas ao ver o resultado do livro Where children sleep (Onde as crianças dormem), que mostra fotos de crianças em todo mundo e os quartos nos quais dormem. Por tabela acaba retratando um pouco do local, cultura e histórias por onde passou através das crianças. Impressionante.

Onde dorme a Thais:


Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd

Thais têm 11 anos e mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um bloco de apartamentos na Cidade de Deus (Rio de Janeiro – Brasil).

O quarto que Thais divide com a sua irmã, têm diversos posters do cantor Felipe Dylon, de quem Thais é fã.   Ela gostaria de ser modelo…

Onde dorme a Douha:


Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd

Douha têm 10 anos e mora com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron (Cisjordânia). Ela divide quarto com as suas cinco irmãs e frequenta uma escola  proxima de sua casa e quer ser pediatra.

Seu irmão, Mohammed, matou 23 civis em um ataque suicida contra os israelenses em 1996. Depois disso, os militares israelenses destruíram a casa de sua família.

Douha tem um cartaz de Maomé em sua parede.

Onde dorme a Jasmine:


Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd

Jasmine ou Jazzy, têm 4 anos e vive em uma grande casa em Kentucky (EUA), com seus pais e três irmãos. Sua casa é na zona rural, e por isso rodeada por campos agrícolas.

Seu quarto está cheio de coroas e faixas que ela ganhou em concursos de beleza. Jazzy entrou em mais de 100 competições desse tipo. Seu tempo livre é  ocupado com ensaios. Ela quer ser uma estrela do rock quando crescer.

Onde dorme a Nantio:


Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd

Nantio é uma mocinha de 15 anos, ela é membro da tribo Rendille (Norte do Quênia). Suas tarefas são cuidar das cabras, cortar lenha e carregar água. Ela tem dois irmãos e duas irmãs

Sua casa é uma espécie de cúpula, a família de Nantio dorme em volta de uma fogueira que fica bem no meio da casa/tenda.

Apesar de ter um namorado (é comun para uma mulher da tribo Rendille ter namorados antes de casar), Nantio está esperando um moran (guerreiro)  que vai escolhe-lá para casar. antes do casamento, ela terá que se submeter a circuncisão, como é o costume.

Nantio cursou a escola da aldeia por alguns anos, mas decidiu não continuar.

Onde dorme o Tzvika:


Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd

Tzvika têm nove anos de idade e vive com a família em um bloco de apartamentos em Beitar Illit, um assentamento israelense na Cisjordânia – É um condomínio fechado de 36.000 Haredi (ortodoxos), os judeus.

No local onde  Tzvika vive as televisões e os jornais são proibidos.

O garoto têm uma irmã e dois irmãos, com quem divide quarto. Tzvika vai para escola de carro. Na escola o esporte é banido do currículo.

Tzvika vai à biblioteca todos os dias e gosta de ler as escrituras sagradas. Ele também gosta de jogar jogos religiosos em seu computador. Quando crescer quer se tornar um rabino, e sua comida favorita é bife e batatas fritas.

Onde dorme o Roathy:


Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd

Roathy de 8 anos de idade vive nos arredores de Phnom Penh (Camboja). Sua casa fica em um depósito de lixo e seu colchão é feito de  pneus velhos.

Todas as manhãs  Roathy e centenas de outras crianças recebem um banho em um centro de caridade local, antes de começarem a trabalhar, no lixão em busca de  latas e garrafas de plástico, que são vendidos para uma empresa de reciclagem. Em torno de cinco mil pessoas vivem e trabalham como Roathy em Phnom Penh.

O almoço é muitas vezesa única refeição de Roathy…

Onde dorme a Kaya:


Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd

Kaya têm 4 anos e mora com os pais em um apartamento em Tóquio (Japão).  Seu quarto é forrado do chão ao teto com roupas e bonecas.

A mãe de Kaya faz todos os seus vestidos (Kaya tem 30 vestidos e casacos, 30 pares de sapatos e perucas numerosos). Na escola Kaya ela tem que usar uniforme.

Seus alimentos preferidos são carne, batatas, morangos e pêssegos.

Ela quer ser um cartunista, quando crescer.

Onde dorme o Home:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd

Home e sua família dividem um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália. A família veio da Roménia. Quando eles chegaram em Roma, acamparam em terras privadas, mas a polícia os tirou de lá. Eles não têm documentos de identidade, e portanto, não podem obter um trabalho legal.

Os pais do garoto limpam pára-brisas de carros nos semáforos. Ninguém da família de Home frequentou ou frequenta a escola.

Fonte: Telegraph.co.uk

Vi traduzido aqui.

Anúncios