Municípios do estado do Piauí serão integrados digitalmente. Um convênio firmado entre o governo local, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e as Telecomunicações Brasileiras (Telebrás) possibilitará a implantação de uma rede de banda larga em 43 cidades piauienses, o Piauí Digital.

O acordo para implementação do projeto foi assinado nesta quarta-feira, 15/12, em Brasília, pelo ministro Sergio Rezende e pelo governador do Piauí, Wilson Nunes Martins. O valor total do projeto é de R$ 30 milhões. Desse montante, R$ 25 milhões serão custeados pelo governo federal, por meio do MCT. O restante será de contrapartida do próprio governo daquele estado.

De acordo com o governador Wilson Martins, o início da interligação dos municípios vai começar pela Grande Teresina, que reúne 13 cidades. “Vamos levar banda larga para todos os municípios do Estado. Vamos fazer uma revolução na informação”, enfatiza o governador. Para Wilson, o Piauí Digital vai proporcionar o desenvolvimento de áreas cruciais como da administração pública, saúde e segurança. Ele disse que na educação, por exemplo, o projeto permitirá a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em várias cidades do estado.

O governador considerou ainda um marco para o Piauí uma ação do governo estadual para a inclusão social com base na tecnologia. Martins reconheceu também que a assinatura é um ato importante para seu governo. “Hoje, estou assinando o primeiro convênio novo na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os demais que participei foram apenas prorrogações de contratos já existentes. É uma felicidade para todos nós do estado do Piauí”, relatou.

Além de dispor de uma contrapartida em valores monetários, o Piauí terá que prestar contas ao Ministério da Ciência e Tecnologia durante a execução da proposta. Os recursos para a execução do projeto que tem por objetivo a implantação de infraestrutura de conexão para convergência social e cidade digital já estão disponíveis.

E aí, será que isso vai acontecer, eu duvido e vocês?

Fonte: Convergência digital

Anúncios