É visível a imaturidade do mercado teresinense no quesito publicidade de vergonha, tanto de agências de publicidade quanto de clientes. É verdade que ele evoluiu bastante, agências nasceram, formaram equipes, compraram equipamentos, algumas estão a mais de 10 anos na luta e há pingados de clientes que podemos chamar de anunciantes. De uns anos dias pra cá surgiu um sentimento megalomaníaco, outros pensaram da mesma forma que seus antecessores e começaram a plantar sua semente, perceberam que o glamour de ser um publicitário existe, e comprovaram que o há, mas não aqui, ainda não, talvez um dia, mas hoje é fachada.

Na noite de ontem, aconteceu mais uma edição do único prêmio publicitário do estado, construído infelizmente, visando as produções que são veiculadas na casa de quem o realiza. Arrisquei alguns palpites antes de ver o que estaria inscrito, comentei com alguns amigos meses atrás e eles estavam lá, no pódio, pena ver que alguns tenham ganho mais pela quantidade de inscrições, embora tenha concorrido peças incríveis do mesmo cliente ou seria na falta de outras agências não terem inscritos suas peças e o júri teve de escolher mais do mesmo?

O que fica claro é que estamos num mercado onde alguns senhores  são a cara, o tronco e os membros da agência, portanto, quem está lá dentro deve permanecer calado, mesmo nas claquetes e tudo poderá ser usado contra eles se forem anunciados, redudante para a classe que propaga, não? Onde o discurso da ética e valorização do mercado entra em conflito com o ato pseudo-social de omissão da identificação do criador, entra em cena quem não cria.

Ah, sem esquecer. Não adianta condecorar prata da casa com a mesma receita e homenagear a quem realmente merece para passar desapercebido pois há alguns que só merecem está ali para prestarem uma homenagem. O desejo que fica é que pudesse ser um prêmio mais abrangente e democrático.

P.S: Parabéns a ação Jovem Ideia e ao vencedor
VT do Lar de Maria, trabalho de conclusão de curso.
Criação: David Marinho e Érica Nepomuceno.
Edição, locução, animação: não foi exibida.
P.S2: Irei atrás do VT no youtube.

Anúncios